-
Arquitetos: Waechter + Waechter Architekten
- Área: 2017 m²
- Ano: 4952
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Academia para a Cooperação Internacional (AIZ) em sua nova localização em Bonn-Röttgen, Alemanha, será usado como um centro de seminários e treinamento para o desenvolvimento de habilidades internacionais sob os auspícios da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
Procurávamos uma linguagem arquitetônica que simbolizasse a inquietação do processo de aprendizagem – a constante busca, a reflexão, a divagação, a curiosidade, o olhar em todas as direções, mas apesar de tudo, a forma disciplinada e sistemática. O conceito de projeto estruturalmente orientado, em malha ou agrupado, expressa vividamente essa variedade e ordem. A fachada omnidirecional, multifacetada e escalonada permite vistas em duas ou três direções desde quase qualquer local, como forma de possibilitar a “busca do aprendizado”. Do lado de fora, no entanto, percebe-se apenas uma, duas ou no máximo três aberturas e, portanto, parece ser uma estrutura compacta e em escala apropriada.
A massa do edifício independente é afunilada no meio – isso naturalmente forma a área de entrada com espaço para café/pausa dentro do hall de pé-direito duplo. Duas escadas em ziguezague conectam espacial e funcionalmente os andares térreo e superior. Em ambos os níveis, os espaços de aprendizagem estão dispostos em torno dos pátios internos situados nas laterais da área central, resultando em vias de circulação claras e bem iluminadas pelas laterais. As vistas internas das várias seções e andares do edifício, bem como as vistas externas da paisagem, proporcionam máxima clareza e fácil orientação.
As salas de vários tamanhos, para ensino de idiomas e seminários, que podem ser parcialmente interconectados, são projetadas para serem abrigadas dentro das zonas periféricas. Isso cria um cenário de aprendizado multimodal, orientado à comunicação, versátil, diversificado e auto organizado, que facilita o aprendizado, o estudo e o trabalho.
A composição do projeto é expressada através de uma estrutura de madeira caracterizada por uma malha clara e contínua de pilares com vãos econômicos. Como a estrutura é baseada em apenas dois tamanhos de modulação, o número de conexões diferentes entre as unidades estruturais é reduzido ao mínimo, aproveitando ao máximo o potencial do desenho modular.
Os critérios fundamentais para o DGNB Gold Standard (NBI-15) são o aumento da eficiência energética e as baixas demandas de energia primária e final associadas do edifício. A combinação da construção de edifícios agrupados e economicamente configurados, juntamente com a seleção de materiais ecologicamente corretos, garante que os requisitos de impacto ecológico e custos do ciclo de vida possam ser alcançados.